A IMPORTÂNCIA DA INTERNET DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

A pandemia do coronavírus mudou o hábito de consumo das pessoas, assim como o convívio social, entre outros aspectos. Porém, com o auxílio da internet os impactos causados pelo distanciamento social foram menores.

A internet criada em 1969 como um recurso militar e científico, tornou-se um instrumento importante para a sociedade. Com o isolamento social, a conectividade foi essencial, e parte dessa relevância vem do fato de que a rede mantém a interação social que foi afetada com a reclusão, possibilitando ligações, conversas e videochamadas. 

Hoje em dia, para matar a saudade as pessoas não estão medindo esforços para manter o contato, mesmo que seja necessário fazer alguns reparos no celular. Além de ajudar a lidar com a saudade, a internet possibilita a continuação de atividades como trabalho e estudos. Apesar da adoção de um modelo remoto ter sido uma alternativa para preservar a saúde dos colaboradores, o Home Office tem funcionado melhor que o esperado.

No caso dos estudos, há a possibilidade de contratar professores online, e para lidar com essa demanda, as empresas tiveram que adaptar e ampliar seus serviços. Já em relação ao trabalho, as empresas que antes enxergavam a internet como uma ferramenta complementar, hoje passaram a entender que não sobrevivem sem ela. 

Com a adesão ao Home Office e a contratação de serviços remotos, é possível manter a economia minimamente ativa, ao contrário de outros momentos da história. Em comparação com a pandemia de gripe espanhola, profissionais como pedreiros, marceneiros e encanadores, não puderam trabalhar normalmente sem correr riscos. Hoje, iniciativas como os serviços online, permitem que tais prestadores de serviços atendam os clientes por meio de videochamadas para auxiliar com pequenos reparos, por exemplo.

E, não apenas profissionais de reformas e reparos podem usar as videochamadas para trabalharem, os profissionais da área de saúde também podem usá-las para atendimentos e evitar aglomerações em hospitais e, neste caso, elas se tornaram serviços de telemedicina.

As pessoas que tinham receio de comprar pela internet, hoje enxerga que sem ela não passaria por esse isolamento social da forma que está passando.

Nunca o ser humano se sentiu tão refém da tecnologia e da internet como nos dias atuais. Todas essas mudanças de trabalho presencial para home office, ensino presencial para ensino a distância, vendas online, shows sendo substituídos por lives e a possibilidade de pessoas terem um meio de comunicação universal, podendo trocar informações e experiências é algo que 20 anos atrás era praticamente impossível estar disponível a todos.

E isso tudo serviu para firmar que a internet é uma importante ferramenta do nosso dia a dia e uma grande aliada neste período de pandemia.



Copyright © 2020 - Desenvolvido pela Agência de Site Jundiaí